terça-feira, 7 de outubro de 2008

ZULU BREAKING - VALE DO PARAIBA














"Manifestações sócio-culturais que fluem das ruas, guetos e becos representadas por cinco elementos. Trazem em sua essência, indignações, protestos e uma enorme vontade de mudança. A arte, o ativismo e a liberdade de expressão são características de extrema relevância que contribui para a formação de um referencial para a juventude que sobrevive as margens da sociedade".

Essa é mais uma tentativa de descrever um importante veiculo de inclusão social e de exercício da cidadania, o Hip Hop. Uma cultura de origem negra que semeia princípios e a auto valorização dos seus, praticada e cultuada a mais de 30 anos em todo mundo.
O Projeto ZULU BREAKING, busca a partir de sua identidade ideológica, abrir debates em torno de nossas experiencias de erros e acertos ao longo da nossa caminhada, palestras informativas com o objetivo de preparar e politizar a nossa juventude, e servirá como um importante instrumento de organização e fortalecimento de cada organização envolvida direta ou indiretamente com o nosso trabalho.


Objetivo:
O Projeto ZULU BREAKING tem como objetivo fortalecer redes de relações através da construção coletiva, com a troca de conhecimentos entre seus participantes, sendo das suas proposta, preservar, valorizar e potencializar as particularidades elementares do Hip Hop (Break, Graffiti, DJ, MC). Fortalecer a Cultura Hip Hop do Vale do Paraiba e Litoral Norte, com respeito as suas origens e especificidades, neste caso o Breaking e seus protagonistas.



Como vai ser:
ZULU BREAKING vai ser uma disputa entre trio de dançarinos (Crew - B.boys e B.girls). Serão duas etapas classificatórias, uma em Guaratinguetá e outra em São José dos Campos no Vale do Paraíba, onde sairam 8 trios de cada etapa, e entre a crew (trio), deverá sair um B.Boy, para o individual, para a grande final, que se realizará em dezembro na cidade de Jacareí.


2 º SELETIVA ZULU BREAKING - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Data: o7 de dezembro de 2008

Local: AÇÃO JUVENTUDE - PALCO HIP HOP EM AÇÃO - PARQUE DA CIDADE (SJC)

Horarios: 11 Hs - sorteio das crews para as batalhas
13 Hs - inicio das batalhas



2º SELETIVA (Cidades que poderão participar)

1 - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2 - JACAREÍ
3- TAUBATÉ
4 - CAÇAPAVA
5 - GUARAREMA
6 - SANTA ISABEL
7- CARAGUÁTATUBA
8 - SÃO SEBASTIÃO
9- UBATUBA
10- IHA BELA

Obs: As crew (trios), terão que solicitar o regulamento e a inscrição pelo email - zulubetinho@hotmail.com


Das incrições:
1- As inscrições começa dia 10 de novembro de 2008 , e vai até o dia 04 de Dezembro, após
preenchimento envie para os email - zulubetinho@hotmail.com


Aguarde contato da comissão organizadora da ZULU BREAKING.


" USUFRUAM DA VERDADEIRA CULTURA HIP HOP, BASEANDO EM SEUS PRINCIPIOS, QUE SÃO PAZ, AMOR, ALEGRIA E RESPEITO".
(KING NINO BROW - ZULU NATION BRASIL)

A HISTÓRIA DO B.BOY

Muitos dizem que o termo hip-hop foi criado em meados de 1968 por frika Bambaataa. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, um deles estava na forma de transmitir a cultura dos guetos americanos, a outra estava justamente na forma de dança popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip).
Em meados dos anos 70 no Bronx, cidade de New York, foi criado o B-Boying. O responsável por isso foi o Dj Kool Herc, que foi o maior de todos os Djs do Bronx.

A expressão B-Boying provavelmente originou-se da palavra africana “Boioing”, que significa “salto, pulo”, e foi usada na área do Rio Bronx (NYC) para descrever o estilo do salto que os B-Boys faziam.
B-Boying (que também significa Breaking) não deveria ser confundido com Popping e Locking, porque esses estilos da dança têm seus próprios termos, histórias e seus pioneiros.
Nos primeiros estágios esta dança era praticada “para cima, no alto”, o que é conhecido por “top rocking”. A estrutura e a forma do Top Rocking tiveram influência dos que praticavam a dança no Brooklyn, influência da salsa (como o rock latino), da dança afro-cubana, africana e americana. Há também um passo de top rock, criado por Charleston, chamado “Charlie Rock”. Outra principal influência e inspiração foi James Brow com seus hits "Popcorn" (1969) e "Get on the Good Foot" (1972). Inspirados por sua dança energética e quase acrobática as pessoas começaram a dançar “Good Foot”.
Assim que a tradição da batalha da dança ficou bem estabelecida nessa época, e como o Breaking começou também a se incorporar na cultura hip hop, tornou-se mais e mais uma dança que envolve o b-boy usando sua imaginação. Em conseqüência disso os “top rockers” estenderam seus repertórios através do footwork e freezes.
Os freezes eram usualmente usados no final de cada série de combinações ou para zoar e humilhar o oponente. Certos freezes eram também denominados como o segundo mais popular: “chair freeze” e “baby freeze“. O “chair freeze” foi fundamental para vários movimentos por causa do potencial que os b-boys precisavam ter para exercer este movimento.O objetivo principal de uma batalha de break é vencer o oponente sendo mais criativo com séries de freezes e fazer movimentos mais rápidos e melhores. Isso também porque as crews desenvolvem seus movimentos e séries dando personalidade à dança para estarem preparados para a próxima batalha.


Origem do nome B-Boy
B-Boy = Abreviação para “Break Boy”, “Beat Boy” ou “Bronx Boy”.
A palavra B-Boy foi primeiramente usada pelo DJ jamaicano radicado nos Estados Unidos, Kool Herc. Ele deu esse nome a todos os dançarinos do início dos anos 70, e “B-Boy” passou a ser uma designação a um grupo de elite de dançarinos que participavam nas festas organizadas por ele.
B-Boying é o estilo de dança dos B-Boys, também conhecido como Breakin’.
A mídia propôs um conceito errado sobre Breaking: o conceito de que a dança era usada pelas gangues, que dançavam ao invés de brigarem. Porém, isso não é verdade, pois nos rachas (battles) de Breakin havia tumulto e aconteciam várias brigas por causa dessas batalhas de B-Boys.

O estilo B.Boys
Costuma-se dizer que um B-Boy completo, de acordo com os dançarinos de meados dos anos 70, é aquele que realiza sua apresentação em três partes principais:

Top Rock: dança vertical, ou seja, em pé. Geralmente funciona como uma entrada na roda e preparação para o resto de sua performance;

Footwork: é um trabalho feito com os pés. Geralmente agachado, com movimentos de chutes ao ar;

Freezes: é um “congelamento” onde o B-Boy tem o ápice de sua apresentação. É uma pose na qual o B-Boy para instantaneamente. Os bons freezes geralmente duram no mínimo de dois a três segundos. Quanto maior o grau de dificuldade da execução, maior a sua qualidade.
Os “Powermoves” e saltos também podem ser incorporados, desde que sejam feitos como dança ou harmoniozamente incorporados a ela.
Breakin’ X Rockin’
O Rockin’ e o Breakin’ têm sua história própria. O Breakin’ tem sua maior influência na era James Brown. E quem dança Breakin’ é um B-Boy. Já o Rockin’ vem das Gangs, originais de New York. Porém, a era Disco também teve influência decisiva sobre o Rockin’, bem como James Brown. E quem dança Rockin’ é um Rocker. O Rockin’ é também conhecido como Up-Rockin’ ou Brooklyn Rock. Este é o estilo no qual se faz a simulação de uma briga enquanto se dança. Seu objetivo é marcar, pegar o adversário desprevenido (burn).
Os Movimentos dos B-Boys:
Head Spin (Giro de Cabeça)
Chair Freezes
CC Long Footwork (6 step )
Four Step (quatro passos)
Swipe (corte)
Baby Bridges (ponte)
Chair FreezesTrack (Floor) conhecida como “Hélice” no Brasil
Back Spin (Giro de Costas)
Giro de Mão (chamado 1990’s ou nineties nos EUA)
Hand Glide (escorregão de mão)
Windmills ou Contínuos (conhecido como Moinho de Vento no Brasil)
Tap Head Spin (Giro de Cabeça Contínuo)
Air Tracks (conhecido no Brasil como Loko)
Halos conhecido como “Pião Japonês” no Brasil
Ninja Freeze
Head Glides
Axle também conhecido como Star Track ou Air Flare
Plank Freeze
Spyderman Footwork, é o chamado footwork “Homem Aranha”
Air BabElbo Spin: giro de cotovelo
Bouncin CE CE’sSwirl (Redemoinho)
Transição do Moinho de vento (Continuous ou Windmill) para o Giro de mão (1900’s)
Wrist 90’s: é a parada de mão com uma mão só.
Wrist 90’s girando: giro de mão com o pulso (parte de trás da mão).
Elbo Slide: é um escorregão (slide) com o cotovelo.Double Leg Sw

Os pioneiros
A primeira crew conhecida foi The Nigga Twins, e assim com outras crews como The Zulu Kings, The Seven Deadly Sinners, Shanghai Brothers, The Bronx Boys, Rockwell Association, Starchild La Rock, Rock Steady Crew e The Crazy Commanders, essas são as pioneiras. Depois de alguns anos desenvolvendo esse novo estilo de dança, em meados dos anos 70, alguns b-boys já apresentavam habilidades notáveis.


Os b-boys que se destacaram nessa época foram Sasa, Beaver, El Dorado, Robbie Rob (Zulu Kings), Vinnie, Off (Salsoul), Bos (Starchild La Rock), Willie Wil, Lil' Carlos (Rockwell Association), Spy, Shorty (Crazy Commanders), James Bond, Larry Lar, Charlie Rock (KC Crew), Spidey, Walter (Master Plan) and others.


Por volta dos anos 80 havia crews em New York City como Rock Steady Crew, NYC Breakers, Dynamic Rockers, United States Breakers, Crazy Breakers, Floor Lords, Floor Masters, Incredible Breakers, Magnificent Force e muitas outras. Uns dos melhores b-boys da época foram Chino, Brian, German (Incredible Breakers), Dr. Love (Master Mind), Flip (Scrambling Feet), Tiny (Incredible Body Mechanic). A maior rivalidade era entre Rock Steady Crew e NYC Breakers, assim como entre Rock Steady Crew e Dynamic Rockers. No início dos anos 80 batalhas entre essas crews chamaram a atenção da mídia.

Filmes que contam um pouco a história.
Em 1983 o filme “Flashdance” chegou aos cinemas, e o vídeo clipe de Malcolm Mclaren “Buffalo Gals” foi mostrado na televisão. The Rock Steady Crew foi caracterizado em ambas produções e foram conhecidos pelo mundo por causa do sucesso do filme e da canção. Isso causou explosão na mídia e contagiou a maioria dos países em torno do mundo. Para todos, o Break era algo novo, algo que nunca foi mostrado antes, algo que realmente era espetacular e fascinante. Ainda no mesmo ano, o filme “Wild Style” foi lançado e foi a primeira divulgação internacional que caracterizou a cultura do hip hop. Os Mcs, Djs, Graffiti e b-boys foram também para Londres e Paris, e isso foi a primeira vez que o Break pôde ser visto “vivo” na Europa.
Em 1984 o filme “Beat Street” teve seu lançamento e caracterizou Rock Steady Crew, NYC Breakers e Magnificent Force, e na cerimônia de fechamento dos jogos olímpicos de verão em Los Angeles mais de 100 b-boys e b-girls fizeram uma performance. Ainda no mesmo ano de "Swatch Watch NYC Fresh Tour" estreou o filme “Breakin”, uma ano mais tarde, em 1985, foi lançado o filme “Breakin 2”: Electric Boogaloo.